Pressão e alcance das Armas de Airsoft

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pressão e alcance das Armas de Airsoft

Mensagem por Universo em Qui Abr 09, 2015 11:14 am

Para combatentes desse emocionante desporto que é o Airsoft, há sempre muita curiosidade sobre todos os detalhes que envolvem sua prática. Uma das mais frequentes é a questão do alcance e potência do projétil quando é disparado pela arma.
Primeiramente é importante frisar que as armas de Airsoft são feitas para simulações de combate recreativas. Ou seja, são projetadas para que uma pessoa atire em outra pessoa de forma segura, sem causar ferimentos graves. Isso significa que as armas de Airsoft podem ser ótimas para treino de tiro ao alvo a curtas distâncias, derrubar latinhas, mas não terão nenhuma utilidade para caça (mesmo que de pequenos animais), muito menos para defesa pessoal.
A energia de média de uma arma de Airsoft está na faixa de 1 Joule a 2 Joule. Uma AEG que dispara a 400 FPS (122m/s) com BBs 0,2g possui exatos 1,48 Joules.
Para efeitos de comparação, uma carabina de chumbinho popular cal 5,5mm possui energia entre 15 e 21 joules.
Mas então qual o alcance de uma AEG? Em geral, o alcance médio de uma boa AEG está na faixa dos 40m. Mas é possível conseguir ainda mais alcance! Tudo é Física! E nas armas de Airsoft, dois fatores terão grande influência nessa equação:
1. Qualidade e gramatura das BBs.
2.Qualidade da AEG (peças internas, hop-up, upgrades, etc).
Podemos considerar que o fator que mais influencia no desempenho do disparo, tanto em termos de trajetória, quanto em relação ao alcance é a relação adequada entre a massa das BBs e a potência da arma. E geral, uma BB mais leve (0,12g – 0,20g), terá maior alcance, isso é um fato! Mas também estará mais sujeita aos fatores ambientais como ventos, chuvas, humidade e outros. A distâncias maiores que 25 metros, as BBs mais leves tem muito pouca ou nenhuma precisão.
Uma BB mais pesada (0,25g – 0,30g) terá uma maior inércia e, portanto, será mais precisa a distâncias maiores e terá um resultado bem melhor em ambientes outdoor. Porém, como dissemos acima, não basta usar uma bolinha mais pesada e pronto! Para atingir o melhor aproveitamento, deve haver um casamento ideal entre a potência da AEG e a gramatura da BB.
Há quem diga que por fatores de atrito com o ar, a velocidade ideal de saída de uma BB deva estar ente 330 e 360 FPS. Disparando com a mesma AEG, quanto mais pesada a BB, menor será o FPS. O jogador deve, então, usar a BB mais pesada possível para que sua AEG dispare nesta faixa de cronagem. É por isso que jogadores Snipers, que usam rifles de 550 FPS (com 0,20g), preferem usar BBs de 0,40g.
É claro que, apesar dessas observações gerais, o que irá determinar também o alcance e a precisão do disparo será a mecânica da AEG: o hop up, qualidade do cano interno, cilindro, entre outras peças.
O importante é explorar sua AEG, comprar um cronógrafo, experimentar diferentes gramaturas e usar sempre BBs de qualidade. Assim, você tirará suas próprias conclusões do que é melhor para sua AEG. Upgrades são sempre recomendados, não importa a marca da sua AEG. Cano de precisão e um bom mecanismo de hop-up devem estar na sua lista de prioridades.
Em termos de comparação com outra modalidade popular, o Paintball, muitas pessoas ficam se perguntando qual tiro tem um alcance mais longo. A resposta é polêmica, porque depende da mecânica interna, de cada arma ou marcador. Em linhas gerais, se uma arma média de Airsoft chega a 40 ou 50 metros com relativa precisão, uma de Paintball chega a 35m, por conta de seu maior peso e ausência de um mecanismo como o Hop-up.
A energia também é diferente. Uma arma de Paintball tem entre 8 joules a 11 joules. Mas isso não seria perigoso? Não, porque os projéteis de Paintball são recheados de tinta na forma líquida. Boa parte dessa energia é dissipada no momento do impacto, espalhando a tinta. Mesmo assim, os hematomas no Paintball em geral são maiores que no Airsoft.
Entretanto isso não é justificativa para que você, combatente de Airsoft, não se proteja bem, porque uma BB atingindo um dente ou o globo ocular pode causar severos danos. Confira alguns equipamentos de segurança e proteção na Camuflagem.
avatar
Universo
Admin
Admin

Mensagens : 119
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 49

Ver perfil do usuário http://cta.zz.mu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum